Perguntas Frequentes

Instalação do gerenciador de certificados SafeSign para macOS
Última atualização 8 meses atrás

image

Instalando o SafeSign

O primeiro passo a se fazer é realizar o download do gerenciador de certificados SafeSign. Para isso acesse o site da DigitalSign, procure pela opção de Suporte no menu principal, em seguida por Downloads – SafeSign e escolha a versão adequada segundo o modelo do seu Mac.

Inserir imagem

Após realizar o download do SafeSign, você deverá executa-lo, para isso dê um duplo clique no arquivo, você deverá concordar com os termos e condições de uso.

image

Após concordar com os termos de uso, será apresentado a você a janela segundo a imagem abaixo, você deverá arrastar o ícone do tokenadmin para Applications.

image

Agora você deverá inserir o seu smartcard em sua leitora, ou conectar o seu token na porta USB de seu equipamento. Será exibida a tela de emparelhamento do Smartcard. Clique em “Emparelhar” e logo em seguida você deverá digitar a senha utilizada em seu MAC OS para iniciar o processo de emparelhamento. Na sequência será solicitada a senha PIN de seu Token ou cartão.

Ao concluir os passos anteriores, o administrador de token será instalado com sucesso em seu equipamento, aguarde o status do token aparecer como operacional, caso isso não ocorra, você deverá desconectar sua mídia da máquina e tornar a conecta-la, isso irá ajudar no reconhecimento do seu certificado.

image

Realize o teste do seu certificado digital acessando diretamente no site do ITI – Instituto de Tecnologia da Informação ou se preferir, poderá fazer o teste diretamente no site do e-CAC, bastando para isso selecionar a opção “Certificado Digital” e fornecendo sua senha PIN logo que seja solicitada.


Configurando seu certificado digital SafeNet no Mozilla Firefox – Certificados A3 em máquinas MacOS funcionam somente no navegador de internet Mozilla Firefox. Recomendamos fortemente que utilize a versão 71.0 deste navegador, para tal, realize o download do Mozilla Firefox versão 71.0 através do link https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/71.0/mac/pt-BR/Firefox%2071.0.dmg.

Após realizar o download e instalação, abra o seu navegador e em seguida identifique o ícone no campo superior direito contendo três listas e selecione a opção “Preferências”.

image

Na aba “Geral” vá até “Atualização do Firefox” e selecione a opção “Verificar atualizações, mas você decide se instala” para que o Mozilla Firefox não atualize quando reabri-lo e seu certificado pare de funcionar no navegador.

image

Nessa mesma tela clique na aba “Privacidade e Segurança”, em seguida “Certificados” e clique em “Dispositivos de segurança...”.

image

Clique em “Carregar” e depois em “Procurar...”.

image

Agora você deverá ir até o local do seu disco rígido que aparece como “Macintosh HD” disponível na lista ao lado do campo de pesquisa.

image

Use o atalho de teclado Command (⌘) + Shift +. (ponto final) para mostrar os itens ocultos do seu disco rígido, siga o caminho usr/local/lib conforme apresentado na imagem abaixo, em seguida selecione o arquivo libeTPkcss11.dylib, após seleciona-lo clique em “Abrir”.

image

Parabéns!

Seu certificado digital foi configurado com sucesso em seu navegador Mozilla Firefox e você já pode utilizá-lo em suas transações.


Más atenção! Lembre-se que certificados do tipo A3 se utilizados em máquinas MacOS, requer a utilização do navegador Mozilla Firefox que possui um repositório próprio que permite a configuração do seu novo certificado.

A DigitalSign agradece pela sua escolha em nossos produtos e serviços!

This website relies on temporary cookies to function, but no personal data is ever stored in the cookies.
OK

Carregando ...